terça-feira, 29 de julho de 2014

Encantados

O Que é um Encantado ?


Como Exemplo O Mestre Zé Maria, acostado no Mestre Neto Juremeiro, seu Zé Maria nasceu em Floreste – PE, se criou em uma Aldeia Indígena as margens do Rio Pajeú, se mudou para Recife no Bairro da Encruzilhada, onde foi consagrado para um Mestre Chamado Zé Mulambo, e por causa de seu Nome ser composto Zé Maria, passaram a lhe Chamar pelo o nome de seu Mestre Zé Mulambo.
Porem o Mestre Zé Molambo é um mestre já velho e muito serio sem muitas brincadeiras. É Mestre Zé Maria foi passado com 26 anos dentro da vida Boemia, sendo um Mestre de grande Ciência e saber, e descontraído ate nas sua cantigas.

Lírios

“Nasci em floresta, no Pajeú eu me criei,
Vivia de Del em Del na encruzilhada eu morei.
Todos me chama de Zé Molambo, Zé Molambo eu não sou não.
Me chamo Zé Maria seu Zé Molambo era o meu mestre na Ocasião.
Desilinha, desilinha quero ver desilinha,
Desilinha Zé Maria até o Dia clarear,
Desilinha Zé Maria arrebentando patuá.”

Segundo alguns indígenas e ou caboclo, refere-se as Pessoas que foi iniciados na Pajelança e ou na Jurema Sagrada, ou no Ato de Sua Morte (passagem) um Espirito já encantado o resgata ao mundo do encante.
Quando um Juremeiro é encantado se encanta no reino animal e ou vegetal agrega aos seres que, animados por forças desconhecidas, habitam o céu, as selvas, as águas ou os locais sagrados.
Divindade que mistura cultos de origem indígenas e africana e trajes de cerimoniais Tupis, também chamada caboclo e ou foram consagrados em vida para algum caboclo e ou Mestre que no ato de sua passagem são encantados.
Os encantados são antepassados que enquanto estavam vivos se transformaram e se tornaram parte da natureza.
Muitos, inclusive, estão associados a algum elemento natural, no reino animal e ou vergetal.
O indivíduo é procurado pelo encantado através do sonho ou durante uma consulta espiritual. Em seguida, o encantado surge na forma de uma “semente” que pode ser uma pedra, rodia de cipó, pedaço de tronco artefatos da natureza que juntos chamamos de astentamento, e quando os consagramos e faz se o elo entre a pessoa viva e ao Espirito já encantado por toda uma eternidade.
A “semente” deve ser zelada sempre, senão corre o risco de desaparecer. ou seja, a pessoa que tem um vínculo com o encantado, porem se não seguir os devidos preceitos, essa energia volta para natureza e o iniciado sofrera as penas do Juramento que fez.
A partir do momento que uma pessoa encontra uma “semente”, ela tem a obrigação para o “dono da semente” .
Nem todos os encantados são “consagrados” na Jurema de Caboclo usamos o termo deixa solto, porem faz parte das correntes do iniciado mais não são lhe dado assentamento ou seja artefatos da natureza para fazer o elo com o médium, a maior parte deles não o é. Geralmente atuam em consultas espirituais (quando invocados) ou apenas zelam pela comunidade durante os torés.
O grupo dos encantados é bastante dinâmico. Antigamente havia encantados como a Sereia do Mar, existiam outros encantados que se destacavam no “tempo dos antepassados”: Reis, Príncipe, Caboclos, Cabocó, Mestres, Bruxos.
Cada encantado tem um número específico de músicas.
Quanto mais cantos possuir, mais forte ele é. O mundo encantado se assenta em uma ordem hierárquica:
Príncipe das Correste que primeiramente e lavado e ou seja firmado, e após 01 ano se faz a iniciação do médium passando a ser Juremeiro.
Apos o batizado e a Juremação o nascido Juremeiro, passara a manifestar com os seus encantados que é os Caboclo, Mestres, Mestras, Caboco e Bruxo fechando assim um elo que levará 7 anos para o feito.
Lembramos que não são todos que é batizado na Jurema Sagrada de Caboclo que consegue vencer o seu ciclo de 7 anos para tornar se um Mestre de Jurema.
Motivo qual que os caboclos eles são seletivos, olha muito o coração e a índole das pessoas, elas tem que trabalhar somente para o bem e nunca em troca de algo principalmente dinheiro. Que e terminantemente proibido se cobrar.

O Príncipe do Reino das Águas Pajé Rio Verde fala assim:

“Na Jurema de Caboclo índio doente não fica, tem que ser guerreiros para ser Cacique em suas Aldeia. é seu coração bons”

Nenhum comentário:

Postar um comentário