terça-feira, 29 de julho de 2014

Caboco

O Sertanejo do Sertão

Mestre Caboco


A palavra Caboco é um termo usado no norte e nordeste, ao homem do campo, rústico, humilde, como exemplo, “Vem cá Caboco, ou Eita caboco danado”
Esse termo “Cabocó são os mestiços, Branco, africano desde que seja morador do sertão”. Não vamos nos confundir o caboco com o caboclo esse sim e um espírito de índio.
Os Cabocos, espíritos sertanejos ligados ao interior, são ligados a vaquejar gado, tangerdor de gado, ou que cuida do gado nas fazenda, os curadores, benzendores, parteiras em geral que vive no sertão nordestino.
Os tangerinos, vaqueiros e boiadeiros geralmente são todos oriundos do norte e nordeste do Brasil, como segue:
Tangerinos, que tangem o gado, geralmente a pé pelo sertão, levando a boiada de um Estado para outro. Profissão já extinta do Brasil.
Boiadeiros, que são peões que cuidam do gado e animais da fazenda e tocam o gado a cavalo, de uma fazenda para outra, utilizando o berrante.
Vaqueiros, homens valentes que buscam o gado, criados na brabeza.
Os Caboco Encantados são espíritos elementares ou, espíritos ligados à natureza que no momento da morte se encantaram em animais e plantas.
Os cabocos também são em geral encantados. Temos alguns mestres que são de catimbó e são encantados somente na mesa da Jurema, não são encantados como os reis.
Os Caboco também são chamados de Mestre Caboco, podem vir na Jurema, mas com menos frequência, como os pretos-velhos que na Jurema são os caboco benzedores, fazem garrafadas, parteiras etc…
Espíritos de escravos africanos, peritos em benzeduras e nos conselhos.
Os Mestres Caboco Pretos Velhos são antigos rezadores do Brasil, de descendência africana, mas não são todos os Pretos Velhos de umbanda que foram consagrados em vida e são Mestres Caboco da Jurema. Entre eles: Pai Joaquim, Pai João, Vovó Maria Gonga etc. entre outros são Mestre Caboco Pretos Velhos e, na Jurema tem desenvoltura, maior dança e se movimenta de forma mais ágil. É não na forma arcada velha corcunda, vem como era como vivos. Nunca viu um velho dançando o cocô. Exatamente ocorre dentro de uma gira de Jurema os Pretos Velhos são mais ages usa suas bengalas sim mais têm bons movimentos e são mais em pé.

Também podem se apresentar os Exus e pomba giras, mas todas estas presenças se deverão a presença de uma mistura com a Umbanda. Visto que estes personagens não fazem parte da Jurema Sagrada – Catimbó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário